domingo, 4 de maio de 2008

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai teve início em 1865.

Nessa época, o Paraguai era o país mais desenvolvido da América do Sul.

Solano López, presidente do país, queria conquistar terras do Uruguai, da Argentina e do Brasil. Seu objetivo era criar o Grande Paraguai, aumentando o território do seu país e dando-lhe uma saída para o mar, a fim de facilitar o comércio.

A guerra teve início quando Solano López mandou aprisionar um navio brasileiro que subia o rio Paraguai em direção a Mato Grosso. Em seguida, as tropas paraguaias invadiram Mato Grosso e atravessaram o território argentino para tentar a conquista do Rio Grabde do Sul.

Para combater os paraguaios, o Brasil, a Argentina e o Uruguai resolveram se unir e formaram a Tríplice Aliança, auxiliados financeiramente pela Inglaterra.

A Guerra do Paraguai durou cinco anos. O Brasil e seus aliados venceram muitas batalhas. As mais importantes foram:

- A Batalha Naval do Riachuelo, comandada pelo almirante Francisco Manuel Barroso;

- A Batalha do Tuiuti, vencida pelo exército brasileiro, comandada pelo general Manuel Luís Osório;

- A Batalha de Uruguaiana, vencida pelas tropas da Tríplice Aliança, em que os paraguaios foram obrigados a se render.

Às forças aliadas, juntou-se Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias, que venceu os paraguaios nas batalhas de Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e Angostura.



O fim da Guerra do Paraguai



Os brasileiros invadiram Assunção, capital do Paraguaia, dando fim à guerra, com a vitória das forças da Tríplice Aliança. O Paraguai estava derrotado, mas Solano López ainda tentou resistir. Fugiu para o interior do país e foi morto em Cerro Corá, em 1870.

A Guerra do Paraguai trouxe importantes conseqüências para o Brasil: o Exército brasileiro saiu fortalecido e valorizado da guerra, e muitos militares passaram a defender idéias republicanas e abolicionistas.

Nenhum comentário: