segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Não gosto de ler nada"

Os pais são os primeiros mestres dos filhos e podem incentivá-los a ler desde pequenos
A infância é um período de intensas descobertas. A criança mergulha no mundo da fantasia, nos heróis, nas histórias e nos contos de fadas. Tudo parece facilitar o contato com os livros.

Desde cedo, os pais podem desenvolver o interesse da criança pela leitura lendo histórias para ela. Um bom horário pode ser antes de dormir, transformando esse momento em uma espécie de "hora da leitura", na qual pais e filhos mergulham no mundo da fantasia juntos.
Valorizar os livros, inclusive os usados na escola, e principalmente valorizar o sonho e a fantasia em qualquer idade são algumas das atitudes que levarão a criança a pensar "ler é muito gostoso!".
Confira a seguir algumas dicas para seus filhos curtirem cada vez mais a leitura, qualquer que seja ela!
Imaginação fértil
Os pais não devem se preocupar como a leitura está sendo feita, e sim perceber a leitura que ela faz do material, usando a sua imaginação, podendo até inventar palavras e expressões.
Mundo de letras
Ter livros em casa, visitar bibliotecas, livrarias e bancas de revistas faz com que a criança interaja com as letras, desenvolvendo o desejo pela leitura.
Idade certa
É importante que a criança explore os mais diversos livros, adaptados para sua faixa etária. No início da alfabetização é interessante ter livros com pouco texto e com tipo de letras fáceis de ler. Assim, mesmo que ela não seja rápida na leitura, terá vontade de ler o livro até o fim.
Atenção: criança lendo!
Em qualquer fase que seu filho estiver, lembre-se que a auto-estima nasce de pequenos atos. Dê-lhe atenção quando ele estiver lendo para você, incentive-o a ler para o irmão menor.
Conto de fadas
Os contos de fadas não devem ser esquecidos. Mostre desde cedo e sempre que o mundo das letras é o caminho para a fantasia.
Histórias em dobro
Muitas vezes, a criança pede que se conte a mesma história diversas vezes. Assim, elas sentem-se seguras por já conhecerem o enredo.
Canal aberto
Os pais devem pedir que a criança empreste seu livro para que possam lê-lo. Além de valorizá-la, terão assunto para conversar, abrindo um outro canal de diálogo.
Leitura eletrônica
A leitura não é feita somente em livros. Textos da internet e programas específicos de consulta, como enciclopédias e dicionários eletrônicos, coexistem com os impressos em papel e têm igual validade na prática da leitura.

Consultoria: Vera Cristina Soumar, psicoterapeuta - Texto retirado do site www.eliana.com.br

Nenhum comentário: