quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Índios hoje

Pessoal, leiam com atenção e não se esqueçam de fazer comentários.

Na aula, faremos um debate.



Na madrugada do dia 20 de abril de 1997, Galdino, 44 anos, dormia sob um abrigo de usuários de ônibus da 703/704 - via W-3 Sul, em Brasília – DF, quando foi alvo de um dos crimes mais bárbaros e torpes de que se tem notícia na capital federal e no País.
Por volta das 05:00 hs da manhã, acordou completamente em chamas. Socorrido por jovens condutores e passageiros de veículos que por sorte transitavam pelo local, e que com muito custo conseguiram apagar o fogo que lhe ardia em todo o corpo, Galdino deu entrada agonizante mas ainda consciente no Hospital Regional da Asa Norte. Completamente cego devido às queimaduras nas córneas, conseguiu se identificar para a equipe médica e indicar a localização de seus companheiros. Antes de entrar em coma, perguntou repetidas vezes: POR QUE FIZERAM ISSO COMIGO? Galdino achava que havia sido atingido por um coquetel molotov.
Para todos, choque maior veio poucas horas depois, com a descoberta feita pela polícia: o fogo havia sido ateado às suas vestes por um grupo de cinco rapazes de classe média alta, entre 17 e 19 anos, a título de BRINCADEIRA! Dias depois, o menor Gutemberg participante do atentado, confessava: o grupo fizera uso de dois litros de álcool combustível, comprados cerca de duas horas antes do crime, especificamente para efetuar a "brincadeira".
Com queimaduras em 95% do corpo, o que lhe comprometeu a integridade e o funcionamento dos órgãos internos, Galdino não resistiu e faleceu, às 02:00 horas da madrugada do dia 21 de abril.
Galdino Jesus dos Santos era indígena do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, localizado no sul da Bahia. Ocupava a função de conselheiro em sua comunidade.

6 comentários:

Anônimo disse...

nao acredito que fizeram isso com ele não é só por que ele é índio qualquer um o que será desse mundo !

Anônimo disse...

profesora Gabriela nos gostamos ,mas foi muito triste e mui interesante mas eu fiquei com dò dos indios

Anônimo disse...

muito triste porque a populaçao indigena esta caindo a cada dia assinado nicolas e bruno

Anônimo disse...

oque fiseram com o Galdino não foi bricadeira foi uma tremenda palhaçada mas agora ele esta no ceu mas se esiste justça tenque fazer.

Anônimo disse...

professora a atitude deles não legal

Anônimo disse...

Realmente foi um fato muito triste,isso mostra como o homem esta cada vez mas deshumano.